BLOG

31
JAN
A ATUAÇÃO DOS CALÇADOS DE SEGURANÇA NO MUNDO DE EPI

A legislação brasileira na área de segurança e saúde do trabalho é uma das mais avançadas do mundo. E dentre muitos, hoje, disponíveis no mercado, os calçados de segurança são os mais comercializados, afinal são exigidos para a proteção dos pés em uma gama bastante grande de atividades econômicas.
Os calçados de segurança detêm 37% da fatia de mercado de EPIs no Brasil. Segundo Dados da Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção do Trabalho), atualmente, são fabricados 50 milhões de pares por ano no País, por aproximadamente 130 fabricantes nacionais, que faturam em torno de R$ 1,7 bilhão.
Os calçados de segurança são fabricados para serem resistentes a água, tinta, derivados do petróleo, minérios, produtos químicos, dentre outros, e protegerem os pés dos trabalhadores contra queda de objetos, choques elétricos, perfurações, agentes térmicos, cortantes e químicos. Pelas últimas estatística divulgadas pelo Ministério da Previdência e Assistência Social, referentes ao ano de 2013, ocorreram no Brasil 42.367 acidentes com os pés de trabalhadores, sendo uma das partes do corpo mais acidentadas.
Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento é a tecnologia, que tem sido uma grande aliada no progresso dos calçados de segurança, permitindo inovações em cada uma de suas partes, seja no cabedal, seja no solado, na palmilha, na biqueira e nas demais, possibilitando maior proteção e estabilidade.




FONTE: CIPA, Edição 413.

Estrada Geral, Linha São Roque, s/n
Interior - Lacerdópolis, SC | 89660-000

Compre nossos produtos
com o Cartão BNDES.

2016 Idol Calçados de Segurança - Todos os direitos reservados

Acesso Restrito | Webmail | Lovatel Agência Digital