BLOG

10
MAI
IDOL CALÇADOS DE SEGURANÇA FORNECE EMPREGO PARA MAIS DE 15 PRESIDIÁRIOS.

Mais de 15 presos trabalham em uma sala no Presidio Regional de Joaçaba – DEAP SC, para a empresa INDUSTRIA E COMERCIO DE CALÇADOS IDOL. Eles confeccionam os cabedais para os calçados.
A maior vantagem está na ressocialização do preso. O salário, no entanto, é o mínimo e não tem contrato pela CLT.

De segunda a sexta os presidiários vestem o uniforme da empresa e sentam para costurar, colar, chanfrar e finalizar a confecção dos cabedais. Tendo sua jornada de oito horas de trabalho ao lado de outros funcionários.

Além dos benefícios, a empresa paga um salário mínimo pelo trabalho de cada um dos detentos. 25% desse valor são depositados em um fundo penitenciário. Outros 75% são pagos a família dos detentos. Sendo que, além do salário, a cada três dias trabalhados reduz um dia de pena.

Para especialistas, esse tipo de trabalho é uma das mais importantes ferramentas para a ressocialização do preso. Isso porque a atividade o leva a ter um acesso frequente com outras pessoas que estão fora do sistema prisional.

Segundo depoimento de um dos detentos que realiza o trabalho para a empresa a mais de três meses, ele relata que estar trabalhando para ele é como o oxigênio que ele recebe, lá ele pode trabalhar para se ocupar, e auxiliar a família que esta fora. Relata também, que se estivesse solto poderia estar ganhando mais em outras atividades, porém o custo de vida dele era mais alto, fazendo com que pouco sobrasse.

Conforme a secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, atualmente 6.950 apenados trabalham nos presídios catarinenses, em 240 convênios estabelecidos entre a secretaria e empresa privadas e órgãos públicos. “38% dos apenados em Santa Catarina estão trabalhando. É a maior média do país”, destacou a secretária. “Nossa bandeira na secretaria sempre foi a ressocialização e eu só acredito nisso [o trabalho] para a recuperação do homem ou da mulher que está atrás das grades.”

FONTE: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/projetos-normatizam-convenios-que-oferecem-emprego-a-presos
Acesso em: 10/05/2018
FONTE: https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/atividades-dentro-dos-presidios-ocupam-detentos-e-lhes-ensinam-uma-profissao-em-sc
Acesso em: 10/05/2018

Estrada Geral, Linha São Roque, s/n
Interior - Lacerdópolis, SC | 89660-000

Compre nossos produtos
com o Cartão BNDES.

2016 Idol Calçados de Segurança - Todos os direitos reservados

Acesso Restrito | Webmail | Lovatel Agência Digital